Estimulação com bebês

MÚSICA EM MUSICOTERAPIA: ESTIMULAÇÃO SONORO MUSICAL COM BEBÊS

Após a 20ª semana de gestação, o feto responde a estímulos sonoros com
tons puros de alta frequência (alteração do batimento cardíaco). Com um ano de
vida a criança já pode distinguir contrastes fonéticos.
Pode-se observar isso através dos batimentos cardíacos, todo os movimentos
das crianças, desde o nascimento, são acompanhados de expressões sonoras. A
originalidade do recém-nascido é singular.

A primeira etapa é a improvisação livre, onde a criança irá pesquisar
descobrir e discriminar:

  • timbre – sensibilização para diferentes sons;
  • altura – memória e imaginação;
  • intensidade – aqui acontece uma conscientização importante: há também a
    noção de espaço em relação à intensidade e ao tempo;
  • audição interior.

TRABALHANDO COM SONS

Vamos trabalhar com o som afim de obter estímulos auditivos , visuais e
motores, através de canções interpretadas com gestos , movimentos rítmicos(
marcha, saltos, palmas ), brinquedos , instrumentos de diferentes texturas ,
formas e tamanhos que produzam sons e jogos rítmicos trabalhando com
expressão sonoro – corporal (qualquer resposta ao estímulo sonoro é muito
importante , dependendo do comprometimento da criança ), audição de
diferentes gêneros musicais, canções que estimulem a linguagem falada.

Como estimular sonoramente os bebês

1º mês – conversar e cantar para ele, abraçar e embalar. Mostrar as coisas
perto do rosto para que ele enxergue. Falar em voz cantada e ritmada, entoar
canções de ninar , andar com ele no colo , balançando-o devagar nos braços.
Nessa fase o bebê abre e fecha a boca (imitação da fala ), aquieta-se ou agita-se
conforme a maneira que nos dirigimos a ele.

3 a 4 meses – Interpretar canções infantis, brincar com movimentos físicos:
sacudidelas delicadas, flexões de joelho e de braço. Oferecer brinquedos de
diferentes texturas, formas e tamanhos que produzam sons. Conversar com ele.
Nessa fase o bebê começa a entender o próprio corpo, move os olhos e os dedos
de acordo com a vontade, reage às conversas com vários acenos, sorrisos,
movimentos de boca, barulhos e gritinhos. Realiza movimentos corporais.

5 a 6 meses – Brincar de jogos como: “Achou” e “ Mindinho e seu vizinho”.
Nessa fase aumenta a concentração do bebê. Volta a cabeça na direção dos sons
e começa a agitar os braços e as pernas, faz ruídos e outras vocalizações com a
finalidade de atrair a atenção.

7 a 8 meses – Apresentar jogos rítmicos com palminhas e movimentar seus
pezinhos e perninhas ao som de músicas cantadas. Nessa fase o bebê começa a
falar e vários sons reconhecíveis serão ouvidos. Começa a imitar coisas simples e
antecipa repetições.

A partir de 8 meses – Dar brinquedos que produzam sons e deixe brincar com
colheres e copos de plástico. Contar histórias, ler para ele, cantar.

9º mês: sílabas, engatinha, entende frases simples, explora a boca.

Agora já é capaz de perceber a fonte sonora (direta/esquerda, acima,abaixo) arrasta
objetos, chacoalha, joga e percute. Inicia pesquisa de intensidade (forte,fraco).

12º mês:função dos objetos, mas não tem função simbólica, só no concreto.
Compreende situações sociais.

Nessa fase já tem a execução do pulso mais firme, é capaz de localizar as fontes
sonoras: (abaixo, acima, direita, esquerda).Está na fase pré-verbal: comunica-se
por linhas melódicas, intensidade e duração.

15º mês: anda, usa palavras, frases.

18º mês: jogo simbólico, representação mental.

Agora já reconhece e discrimina sons, já tem memória e repertório sonoro,
compreende e reproduz diferentes entonações para se comunicar.

As atividades sonoros musicais tratam da regulação dentre a proximidade
(sentido de segurança), e distância (conquista da independência).

IMPROVISAÇÃO E A PERCEPÇÃO AUDITIVA

As crianças em geral possuem muita afinidade com a música e são muitos
sensíveis aos ruídos e sons. Período de exploração do mundo, reconhecimento
dos sons. O conveniente é ouvir músicas e canções.
Deixar a criança acompanhar a música livremente. Trabalhar também com
movimentos corporais.Ex. Serra Serra Serrador.
Cantar canções que façam referências aos diferentes instrumentos, imitar vozes de animais.

JOGOS E BRINCADEIRAS MUSICAIS

O brincar é importante no desenvolvimento da criança, na formação da
memória cultural, na auto- estima, no aprender a conviver em grupo. O jogo,
sendo uma brincadeira com regras, funciona como elemento motivador,
servindo como estímulo no processo de transformação da expressão musical
Os jogos devem ser organizados de acordo com as fases do desenvolvimento
da criança. Agora é o momento da exploração do som e do gesto (motricidade).

A criança aprende e se desenvolver brincando. Possibilitar situações de
liberdade e criatividade estimulam e desenvolvem o cérebro, até os 2 anos o
ritmo do crescimento e desenvolvimento cerebral é muito intenso, uma ótima
fase de aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades. Fazer isso
brincando é muito divertido e prazeroso. Aproveite e brinque também!

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