Musicoterapia

O QUE É?

Segundo a World Federation Of Music Therapy

“Musicoterapia é a utilização profissional da música e seus elementos,para a intervenção em ambientes médicos, educacionais e cotidiano com indivíduos, grupos,famílias ou comunidades que procuram otimizar a sua qualidade de vida e melhorar suas condições físicas,sociais, comunicativas, emocionais , Intelectual, espiritual e de saúde e bem estar.
Investigação, a educação, a prática eo ensino clínico em musicoterapia são baseados em padrões profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos “(WFMT, 2011).

BREVE HISTÓRIA

A utilização da música e seus efeitos biológicos e psicológicos no homem tem registros em papiros de Kahun de 1500 a.C. onde verifica-se a ação benéfica do som na fertilidade da mulher. Cita a Bíblia que o Rei Saul se acalmava com o som da harpa tocada por Davi. Como podemos notar, a Musicoterapia remonta aos mais antigos tempos.

A Musicoterapia, prática que se estruturou a partir dos anos 40 do século passado teve seu surgimento oficial durante a Segunda Guerra Mundial, quando a música passou a ser utilizada cientificamente e com fins terapêuticos na reabilitação e recuperação dos soldados feridos.

O primeiro plano de estudos dos efeitos terapêuticos da música (como e porque eram alcançados) foi elaborado em 1944, em Michigam (EUA). Em 1950 foi fundada a Associação Nacional para Terapia Musical nos Estados Unidos e em 1968, na Argentina, houve a Primeira Jornada Latino-Americana de Musicoterapia.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO MUSICOTERAPEUTA

Profilaxia/prevenção
· Acompanhamento de mães e/ou pais no período pré,peri e pós natal
· Estimulação Essencial em creches e outras instituições
· Autoconhecimento
– (adultos, adolescentes ou idosos). No desenvolvimento pessoal aprofundando a vivência do processo criativo e as relações interpessoais
Saúde
· Atendimento a necessidades especiais – (deficiente intelectual, físico, sensoriais e/ou múltiplos)
· Área de Saúde Mental(distúrbios psiquiátricos)
· Distúrbios neurológicos (congênitos ou adquiridos)
· Stress
· Depressão
· Hospitalar (procedimentos invasivos, pacientes terminais, pré e pós operatório)
Sócio /Educação
· Distúrbios de comunicação, comportamento e/ou aprendizagem
· Assessoria e treinamento a Educadores
· Droga dependência
· Menores em situação de risco
Empresarial
· Desenvolvimento Organizacional
· Projetos de Qualidade Vida
· Acessoria em R.H.
Musicoterapia laboral

PNL E MUSICOTERAPIA SISTÊMICA

Desde os primórdios e durante séculos a música foi utilizada intuitivamente como recurso terapêutico, principalmente com algumas patologias mais severas, ao observar-se sua ação benéfica, liberadora de resistências e tensões.

A Musicoterapia é um processo sistemático. Tem um propósito, é baseada em conhecimento organizada e regulada. Tem um lugar no tempo e para o cliente envolve um processo de mudança e para o terapeuta é uma sequência de intervenções ordenadas no tempo. O objetivo da musicoterapia é utilizar os parâmetros sonoros como meios de comunicação e integração, abrindo janelas diversas para que o cliente encontre várias saídas e tenha condições de escolhas. Os parâmetros musicais, tais como o som, o ritmo, a melodia, a harmonia e outros contemporâneos, também pertencentes ao tecido musical, têm efeitos sobre o organismo humano, desde sua fase intra-uterina.
Na visão sistêmica visão o homem é visto como um todo, funciona perfeitamente do jeito que se encontra, com organização própria.

Considerando a música uma arte temporal, com padrões definidos e compartilhados de forma sociocultural, os tempos mentais, cronológicos, biológicos e outros, também se apresentam nas sessões de musicoterapia (settings) como unidades estruturais (gestalts). Então, a música, pela multiplicidade de seus elementos constitutivos e perceptivos, não se apresenta em tempos tridimensionais, isto é, cristalizados na forma passado – presente – futuro. A música em musicoterapia é entendida como som, silêncio, movimento, pensamento, ação, gestos, enfim, uma experiência aberta. Para Koellreutter (músico)

“Música é expressão de vida, sob uma atividade gravitacional e como processo/produto dos caminhos e dos destinos aonde se quer chegar. Algo que provém da escolha de cada ser, no momento presente em que ela acontece.” (Koellreutter).

UA-102750008-1